O futebol celotex não é desconhecido na Capital do paiz. É um joguinho interessante de mesa ou com botões que constitue divertimento predilecto para o carioca. Uma especie de futebol em miniatura idealizado por um paulista, natural de Campinas e que reside ha muito no Rio.
Esse jovem, vencendo muitos obstaculos, fundou a Liga de Amadores de Futebol Celotex, que superintende um campeonato regularmente constituido e ao qual participam varios esportistas do Rio.
Uma especie de campeonato de xadrez. O resultado tem sido admiravel, pois já se contam para mais de 80 inscriptos, sendo que dois clubes participarão também, no proximo certamen, a saber: Veterano F. C e
A. A. Portugueza.
Isso falando na Capital do paiz, mas não é só lá que o referido esporte de mesa está em progresso. Em Pernambuco, a Associação de Amadores de Futebol Celotex, sob a direcção competente de Jota Soares, está muito bem apparelhada.
No interior de Minas e mesmo em Bello Horizonte muitos são os que se entregam ao celotex.
Em São Paulo, neste anno, serão effectuados varios prelios, á guisa de campeonato.
Ao que se diz, em Campinas existem varios e dedicados amadores.
É justo esse movimento, pois, o elegante esporte já é disputado internacionalmente. Ha pouco os cariocas levaram os uruguayos de vencida por 4 a 0.
Uma figura que não pode e não deve ficar esquecida: Geraldo Decourt. É o idealizador do Celotex. Reside no Rio. Mas, como bom paulista, está sequioso para que, nessa modalidade, a terra gloriosa de Piratininga faça tambem uma brilhante figura.
E, fará.
Na ilustração os botões que formaram a linha deanteira que venceu o primeiro internacional celotex entre brasileiros e uruguayos: Jarrita, Petrone, Tarasconi, Cherro e Scarone.
Transcrito da publicação de jornal com a ortografia da época.
Comentários
Postar um comentário