GERALDO DECOURT, o animador

FOOTBALL CELOTEX
Dedicamos hoje um pequeno espaço para darmos aos nossos leitores, alguma coisa que possa representar o esforço, de um jovem abnegado pelo sport, que justamente no momento em que nosso paiz atravessa uma decadencia no verdadeiro football assosiation (note-se essa decadencia que nos referimos não significa máos resultados, mas sim certos "casos" que surgem a todo momento), veiu abrir os olhos de todos com o football celotex, jogado sobre uma mesa...
Geraldo Décourt é o animador desse novo sport, tendo sido o idealisador das regras que foram bem acceitas por todos os brasileiros.
A NOITE quer com essa homenagem de hoje, abrir os olhos dos brasileiros pela grande idealisação do jovem Decourt, para que mais tarde todos se lembrem de quem idealizou o verdadeiro football celotex.
Ha muito que haviam difficuldadaes para esse sport ser praticado em mesas de madeira envernisada ou encerada, sendo que Geraldo Decourt descobriu um material americano feito do bagaço de canna, para então mostrar aos brasileiros o verdadeiro football de mesa, passando a chama-lo, o football celotex.
Não ha quem assistindo uma partida desse sport, tenha impressão desfavoravel.
Nos dois campeonatos cariocas já realisados desse sport, Geraldo Decourt saiu bi-campeão e ganhou com isso varias taças como sejam: Roma, Odalisca, Copacabana, Olympica, Mariannita e Intermaco.
Fundador da Liga de Amadores do Football Celotex, daqui do Rio de Janeiro, esquivou-se do logar de director da mesma, no primeiro anno de existencia, vindo porém, antes de terminar o certame de 1930, a occupar o referido logar para com verdadeiro successo acolher varios adeptos para o campeonato de 1931.

Transcrito da publicação de jornal com a ortografia da época.



Comentários